A família Bacillaceae é constituída por uma coleção diversificada de bactérias compreendendo microrganismos aeróbios obrigatórios e anaeróbios estritos, cocos e bacilos, gram-positivos e gram-negativos. A característica que todos eles compartilham é a formação de endosporos (esporos internos à bactéria).
Os dois gêneros clinicamente importantes são os (microrganismos aeróbios e anaeróbios facultativos, formadores de esporos) e (microrganismos anaeróbios estritos, formadores de esporos). Nos últimos anos, os foram divididos em seis gêneros, e é de se esperar que uma reorganização taxonômica semelhante aconteça com Clostridium.
Apesar da subdivisão dos Bacillus, mais de 50 espécies permanecem no gênero. Felizmente, as espécies que são de interesse médico são relativamente limitados (B. antbracis - Antraz; B. cereus - Gastrenterites, infecções oculares etc; B. mycoides - Gastrenterites, infecções oportunistas; B. tburingiensis - Gastrenterites, infecções oportunistas; Outras espécies de Bacillus - Infecções oportunistas).
Fonte: Microbiologia Médica, Murray.
0 comentários:
Postar um comentário