25 março, 2010

Anticoagulantes

» Introdução

Para se entender a necessidade de uma coleta de sangue rápida, é necessário estudar a coagulação do sangue, verificando o que acontece desde a entrada da agulha no vaso sanguíneo ou da penetração da lanceta através da pele, até a formação do coágulo.

A coagulação “in vitro” envolve a transformação de uma proteína existente no plasma, o fibrinogênio, em fibrina. Essa fibrina vai formar fibras, que se emaranham, envolvem as hemácias, os leucócitos e as plaquetas, formando o coágulo. A coagulação “in vitro” se dá em sequência, pela ativação em série, de fatores existentes no plasma, que em seguida vão ativando outros fatores. Chama-se reação “em cascata”. A interrupção de uma ativação impede a ativação do resto da sequência, impossibilitando a coagulação (este é o papel exercido pêlos anticoagulantes).

Os fatores envolvidos na coagulação receberam números em algarismos romanos, à medida que foram sendo descobertos, de modo que a sequência dos fenômenos não segue uma numeração crescente ou decrescente.

A coagulação “in vitro” se inicia com um fator , existente no plasma, que é ativado em contato com vidro ou com o plástico da seringa, que é o fator XII. Esse fator é também ativado nos tecidos, pelas células traumatizadas pela agulha ou pelas lesões causadas pelas manobras repetidas para tentar achar um vaso.

O fator XII, inativo, torna-se fator XII ativo, que por sua vez ativa o fator seguinte (fator XI), começando a reação em cascata. São ativados, sucessivamente, os fatores IX, VIII, X e V. Então, devido as cálcio proveniente das plaquetas, é formado a protrombina, que depois se transforma em trombina. Essa passa a fribrinogênio, que dá origem então à fibrina frouxa, no início e à fibrina firme, que finalmente engloba os elementos sólidos do sangue. Está formado o coágulo.

» Anticoagulantes

• Quando necessitamos de sangue total ou de plasma, usamos anticoagulante.
• Não existe um anticoagulante ideal para todos os exames de laboratório. Em geral, eles interferem no mecanismo de coagulação “in vitro”, inibindo a formação do protrombina.

» Anticoagulantes usados:

→ EDTA (ácido etileno-diamino-tetra-acético).

Nome comercial: Sequestrene. Age na seqüência da coagulação “in vitro”, sobre o cálcio. Atua na forma não ionizada do cálcio fixando-o por quelação (seqüestro) e o resultado é a formação de um sal insolúvel. Desta forma, bloqueia a formação da protrombina e, portanto, o resto da coagulação. É usado na concentração de 1 a 2mg/ml de sangue. Na forma líquida usa-se uma gota de EDTA/ 3 ml de sangue, devendo ser muito bem misturado no momento do uso.

• Vantagens:
- pode ser usado em muitas determinações bioquímicas;
- ótima conservação das plaquetas;
- baixa toxicidade, podendo ser usado em transfusão;
- 3 a 4 horas após a coleta, obtém-se bons esfregaços,
- melhor anticoagulante para a hematologia;
- tempo de realização do exame (contagem celulares podem ser realizadas até 24 horas após a coleta do sangue, se matido sob refrigeração).

• Desvantagem:
- Não serve para estudos da coagulação.

→ Heparina

Nome comercial: Liquemine (obtido de mastócitos de camundongos). É um mucopolissacarídio e considerado o anticoagulante “natural” devido à sua presença no sangue, em quantidade inferior a necessária para evitar a coagulação do sangue recém-colhido. Age inibindo a ativação do fator IX e a ação da trombina (agente antitrombina). Impede também a aglutinação das plaquetas.
• Pode-se usar 1 gota de Heparina para cada 5 ml de sangue.

• Vantagens:
- muito útil quando se quer evitar hemólise;
- melhor anticoagulante para os testes de fragilidade osmótica;
- hematologia (não afeta o volume corpuscular e nem, o hematócrito);
- gasometria;
- dosagens bioquímicas;
- radioimunoensaio;
- imunologia;

• Desvantagens:
- não deve ser usado para testes de coagulação;
- não deve ser usado na confecção de esfregaços, pois as colorações ficam azuladas;

→ Oxalatos

São utilizados os oxalatos de potássio, de sódio, de amônio ou de lítio, sendo mais comumente empregado o oxalato de potássio. Freqüentemente são empregados misturas de dois sais. Os oxalatos agem na remoção do cálcio pela preciptação como oxalato de cálcio, que é insolúvel. Os oxalatos são utilizados como agentes descalcificantes de ação reversível. O oxalato de potássio é utilizado na quantidade de 0,01 ml de uma solução aquosa a 20%, por ml de sangue ou seja 1 gota por 5 ml de sangue.

• Vantagens: os oxalatos de sódio e potássio são muito usados no estudo da coagulação, contagem de GB, GV, Ht, Hb e dosagens bioquímicas (oxalato de lítio para dosagem de ácido úrico, oxalato de potássio para dosagem de uréia e creatinina).

• Desvantagens:
- Tóxico;
- Provocam inibições da fosfatase ácida, amilase e desidrogenases;
- Alteram as concentrações dos componentes do plasma devido à saída de água das hemácias, que quamentam com a concentração de anticoagulante.
- Diminuem rapidamente, em 5 a 10%, o valor do Ht e certos componentes do plasma;
- Esfregaços hematológicos não são satisfatórios, uma vez que os neutrófilos apresentam distorções, ocorre alterações citoplasmáticas e aberrações nos núcleos dos leucócitos;

→ Citratos

No mecanismo de coagulação, os citratos agem sobre o Cálcio por captação, formando um sal insolúvel. Devemos usar soluções preparadas recentemente ou estéreis, pois são muito suscetíveis a contaminação por fungos, com baixa de sua atividade.

• Vantagens: estudos de coagulação (plaquetas e VHS).

• Desvantagens: inibem fosfatase alcalina e amilase, não devendo ser utizado para dosagens bioquímicas (provoca saída de água das hemácias).

→ Fluoreto

O fluoreto de sódio (preservador) é um potente inibidor enzimático (“veneno enzimático’), impedindo a atuação dos enzimas que quebram a glicose (glicólise). Pode ser adicionado a outros anticoagulantes, conferindo-lhes este efeito.
• Usar 1 gota pra 3 ml de sangue;

• Vantagens: dosagem de glicose (conserva por 8 horas)

• Desvantagem: não deve ser usado nas dosagens por método enzimático (dosagem da uréase), pois é um anticoagulante enzimático;




3 comentários:

Andreza S. disse...

Muito boa essa página!
Me ajudou muito...
Parabéns.

Julianne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Julianne disse...

quais as referencias destas informações? obrigada

Postar um comentário