12 agosto, 2009

Veneno de abelha pode combater câncer..

Cientistas usam veneno de abelha para combater câncer



Cientistas da Washington University de St. Louis, nos Estados Unidos, desenvolveram um método que usa veneno de abelhas para matar células cancerosas, ao mesmo tempo em que deixa células saudáveis intactas.A técnica dos pesquisadores é acoplar a toxina melitina
( Melitina é uma pequena proteína que é fortemente atraída para as membranas de células, onde pode abrir poros e matá-las ) que está presente no veneno de abelhas, a moléculas, ou nanopartículas, que batizaram de "nanoabelhas".

As "nanoabelhas" foram testadas em ratos com tumores. Ao entroduzir as nanoabelhas, as partículas atacaram e destruíram apenas as células cancerosas, protegendo outros tecidos do poder destrutivo da melitina.Após algumas aplicações, os tumores dos ratos teriam encolhido ou parado de crescer.

Se uma quantidade significativa de melitina fosse injetada diretamente na corrente sanguínea, sem proteção nenhuma, o resultado seria uma grande destruição de glóbulos vermelhos do sangue. Por esse motivo as 'nanoabelhas' são uma forma eficaz de "embalar a melitina", que é isolando (a toxina) para que não prejudique células normais ou seja degradada antes de chegar ao alvo; explica o cientista Paul Schlesinger.




Fonte:
Cência e Saúde - Globo G1

0 comentários:

Postar um comentário