
Bom esse é um post diferencial, onde eu espero alcançar o objetivo de passar a você, não apenas o diagnóstico do Biomédico, mas também a importância dos profissionais que estão ao seu redor. A enfermagem que possui um sistema de diagnóstico inicial ao recebimento de um paciente, grande importância que define sua colaboração a saúde, sendo um profissional a serviço da saúde, como o próprio Biomédico. É interessante a forma de diagnóstico da enfermagem, acredito que seja adicional ao conhecimento Biomédico.
O uso de diagnóstico de enfermagem é fundamental à educação dos enfermeiros. A investigação e o diagnóstico de indivíduos, famílias e comunidades ensinam o raciocínio e o pensamento críticos hipotéticos. Resultados e escolhas de intervenções fundamentam-se em diagnósticos do enfermeiro. Inicia-se com a investigação ou levantamento de dados e a obtenção da história do paciente. Á medida que investigam e coletam os dados (informações) sobre indivíduos, famílias e comunidades, indentificam os'sinais e sintomas' ou as caracteristicas definidoras dos conceitos de diagnósticos de enfermagem. Os fatores ou variáveis que influenciam os diagnósticos são integrados à história, a tabelas e a outras evidências. Essas variáveis oferecem o contexto, os 'fatores relacionados' com intervenções, para a prevenção ou a redução de seu impacto. Quando eles não conseguem tratar um fator relacionado, tratam as características definidoras com as intervenções escolhidas.
• Levantamento de dados e identificação de características definidoras
As características definidoras são as características dos indivíduos, das famílias e das comunidades passíveis de observação e verificação. Funcionam como indícios ou inferências que se agrupam como manifestações de uma doença real ou estado de saúde de bem-estar, ou um diagnóstuico de enfermagem.
• História e identificação de fatores relacionados
Os fatores relacionados oferecem o contexto para as características definidoras. São fatores que mostram algum tipo de relação padronizada como o dianóstico de enfermagem. Pode ser descritos como antecedentes de, associados a, relacionados a, contribuindo para ou apoiando o diagnóstico. São identificados como características ou história de indivíduos, famílias e comunidades.
• Como escolher o enunciado do diagnóstico
O enunciado do diagnóstico de enfermagem é escolhido com base em duas características. Primeiro, a definição do enunciado do diagnóstico deve transmitir uma combinação de características definidoras e fatores relacionados. Segundo, o diagnóstico escolhido é o termo com as características definodoras e os fatores relacionados que se adapta aos dados que os estudantes coletaram na investigação e na obtenção da história.
• Diagnóstico de risco
Um diagnóstico de risco ''descreve as respostas humanas a condições de saúde/processos vitais que podem desenvolver-se em indivíduo, família ou comunidade vulnerável''.Por exemplo, o diagnóstico de Risco de Integridade da Pele Prejudicada inclui fatores internos e externos que influenciam a vulnerabilidade. As intervenções que um enfermeiro escolhe para alcançar esses resultados baseiam-se nesses fatores de influência.
• Diagnóstico de promoção da saúde
Um diagnóstico de promoção da saúde é um julgamento clínico da motivação e do desejo de uma pessoa, família ou comunidade de aumentar o bem-estar e concretizar o potencial de saúde humana, conforme manifestado por uma disposição para melhorar os comportamentos específicos de saúde, como nutrição e exercício.
• Diagnósticos de bem-estar
Um diagnóstico de bem-estar descreve as respostas humanas a níveis de bem-estar em um indíviduo, família ou comunidade com disposição para melhorar. Essa disposição é apoiada por características definidoras. Tal como ocorre nos diagnósticos, resultados sensíveis à enfermagem são identificados, e as intervenções são escolhidos de modo a proporcionar uma elevada probabilidade de alcance dos resultados.
• Como priorizar diagnósticos
A priorização de diagnóstico é um tipo de raciocínio crítico, onde os docentes esperam um bom desenvovimento dos discentes. Professores universitários costumam solicitar uma lista de diagnóstico aos alunos. Após a investigação, precisam tomar decisões quanto à priorização dos diagnósticos. As prioridades são estabelecidas com base nas necessidades de indivíduos, famílias e comunidades. Quando alunos recebem tarefas relativas a experiências clínicas para serem realizadas em um breve período de tempo, seus professores podem pedir que escolham os diagnósticos e que possam administrar durante esse tempo.
• REFERÊNCIAS
Diagnóstico de enfermagem da Nanda
Dochterman, J.M. & Bulechek, G. (eds) (2004). Nursing interventions classification (NIC). St Louis, MO: Mosby. Johnson, J., Bulechek, G., Butcher, H., et al. (2006). NANDA, NOC, and NIC Linkages: Nursing diagnoses, outcomes, & interventios, 2nd edn. St. Louis, MO: Mosby.



Biomedicina
Posted in:





0 comentários:
Postar um comentário