26 maio, 2010

Um projeto para seu laboratório

Caixa de Ferramenta

Poucos cientistas jovens chegam a projetar seu novo laboratório a partir do zero, mas quase todos têm alguma autonomia quando se mudam para o novo espaço. Pode ser que você não derrube paredes antigas ou levante novas, mas com certeza terá de fazer escolhas sobre como organizar seu local de trabalho, onde colocar os instrumentos e outras escolhas semelhantes de baixo custo. E você pode até chegar a mudar algumas paredes de lugar.


Quem sabe? Às vezes você pode ter sorte. Pode ser que consiga começar do zero. Um amigo meu começou seu novo emprego justamente quando a instituição estava começando a construir um novo prédio. Por um ano ou dois, até que o novo edifício ficasse pronto, ele teve de se adaptar a instalações que deixavam a desejar, mas até isso foi uma vantagem, pois ele pôde aprender a partir dos problemas do antigo local de trabalho e usar esse conhecimento para montar o novo espaço.

Projetar um laboratório não é algo que ocupe por muito tempo a mente da maioria dos trainees da área científica, mas mesmo assim não deixa de ser uma coisa importante. O projeto do espaço do laboratório pode ajudar ou obstruir sua carreira de pesquisa. Como um novo aluno cujas habilidades e capacidades você desconhece, um laboratório pode ser um aliado ou um obstáculo. Se você não se esmerar no projeto, pagará o preço durante muitos anos.

Quando chegar a hora de montar seu novo laboratório, você estará pronto? Provavelmente não. Aprendi que a tarefa envolve tanto arte quanto ciência, tanto fluxos "chi" quanto fluxos de trabalho. E existem poucas informações úteis para ajudar. Você está praticamente sozinho.

Mas, por falar em "chi", a melhor fonte de informações que encontrei sobre projetos de laboratório foi a série original do próprio site Next Wave, Art of Laboratory Feng Shui, em sua maior parte escrito pelo ex-editor do CDC, Vid Mohan-Ram. O projeto de um laboratório é muito específico - físicos, cientistas marinhos, químicos e pesquisadores da área de oncologia, cada um deles necessita de laboratórios muito diferentes - porém, certos princípios em comum se aplicam a todos. Primeiro, o processo de projetar um laboratório independe da especialidade. Por outro lado, a complexidade e os fatores humanos também são considerados, não importando o ramo da ciência.

Projetar um espaço para uma finalidade tão complexa é também um negócio complexo; portanto, talvez não cause muita surpresa que a melhor referência sobre o assunto - a série de Mohan-Ran - evoque um pouco do misticismo de milhares de anos. Nós, cientistas, geralmente somos um bando de céticos, mas não é preciso acreditar literalmente em fluxos místicos de energia para valorizar algumas idéias antigas. Afinal, o National Institute of Health está atualmente financiando 51 projetos sobre acupuntura e 11 que incluem tai chi.

À medida que novos artigos forem publicados, informaremos a vocês e transmitiremos essa sabedoria tanto quanto possível, sem criar problemas com a política de direitos autorais. E, onde as leis sobre direitos autorais nos impedirem de revelar muito, forneceremos as referências e informaremos onde adquiri-las.

Mas a verdade é que não existe muito mais coisa além daquilo que está em Next Wave. Procurei bastante e por um longo tempo e consegui pouca coisa útil. Os poucos livros que encontrei enfocam grandes projetos, como o de um edifício de laboratórios construído a partir do zero, mas foi tudo que consegui encontrar. E esses livros não são adequados para a maioria dos novos professores, que em geral estão mais interessados em criar um espaço onde as pessoas possam trabalhar com eficiência, criatividade e felizes, do que em vigas, fundações de concreto e como lidar com empreiteiros.

Apresentaremos durante as próximas semanas novos artigos de como projetar seu novo laboratório.

Outros recursos

O National Research Council tem uma publicação - que pode ser adquirida ou consultada gratuitamente na versão online - que enfoca a construção e não o projeto do espaço do laboratório. Trata de como administrar o projeto de um grande edifício, com ênfase nos desafios específicos de laboratórios. Comissão sobre projeto, construção e reforma das instalações do laboratório, conselho de ciências e tecnologia, comissão sobre ciências físicas, matemática e aplicativos National Research Council, Laboratory Design, Construction, and Renovation: Participants, Process, and Product (National Academy Press, Washington, D.C., 2000).

O American Institute of Architects publica um guia, que não está disponível online, que também enfoca projetos de grandes edifícios. T. Ruys, Ed., Laboratory Facilities, vol. 1 of Handbook of Facilities Planning (Van Nostrand Reinhold, New York, 1990).

Eu não li esse volume editado e, levando em consideração o preço de US$ 145, provavelmente não lerei. Embora pareça interessante... talvez interessante o suficiente para se arriscar a comprá-lo se você tiver uma boa verba para começar. Melhor ainda se sua biblioteca tiver o volume. L. J. DiBerardinis, J. S. Baum, M. W. First, G. T. Gatwood, A. K. Seth, Guidelines for Laboratory Design: Health and Safety Considerations (John Wiley & Sons, New York, ed. 3, 2001).


Por Jim Austin


0 comentários:

Postar um comentário