14 agosto, 2009

Imunidade

Imunidade Inata
Consiste de mecanismos que existem antes da infecção, que são capazes de rápidas respostas aos micróbios e que reagem essencialmente do mesmo modo às infecções repetidas.
Componentes principais: barreiras físicas e químicas, tais como os epitélios e as substâncias antimicrobianas produzidas nas superfícies epiteliais; células fagocíticas e células matadoras naturais (natural killer); proteínas do sangue incluindo os membros do sistema complemento e outros mediadores da inflamação; e proteínas chamadas citocinas, que regulam e coordenam muitas das atividades das células da imunidade inata.

Imunidade Adquirida
Altamente evoluídos são estimulados pela exposição aos agentes infecciosos e aumentam em magnitude e capacidade defensiva em cada exposição sucessiva a um micróbio particular. Pelo fato de que esta forma de imunidade desenvolve-se como uma resposta a infecção e se adapta a ela, é designada imunidade adquirida. Os componentes são os linfócitos e seus produtos. As substâncias estranhas que induzem respostas específicas ou são alvos dessas respostas, são chamados antígenos.

Definição:
• Especificidade para as distintas macromoléculas
• Capacidade de "lembrar" e responder mais vigorosamente as repetidas exposições ao mesmo micróbio.


Existem dois tipos de respostas imunes adquiridas, designadas imunidade humoral e imunidade célular:


Imunidade humoral: é mediada por anticorpos, que são produzidos pelos linfócitos B. Os anticorpos reconhecem especificamente os antígenos microbianos, neutralizam a infecciosidade dos micróbios e marcam os micróbios para a eliminação pelos vários mecanismos efetores. É o principal mecanismo de defesa contra os micróbios extracelulares e suas toxinas.

Imunidade Célular: é mediada por células chamadas linfócitos T; os
microorganismos intracelulares, tais como vírus e algumas bactérias, sobrevivem e proliferam dentro dos fagócitos e de outras células do hospedeiro, onde ficam inacessíveis aos anticorpos circulantes. A defesa contra essas infecções é uma função da imunidade celular, que promove a destruição dos micróbios que residem nos fagócitos ou a lise das células infectadas.


Ativação do Linfócito T
Linfócito TCD4: Também conhecido como Linfócito auxiliar. Das mais importantes células de defesa. Esta célula pega um pedaço da membrana do micróbio e amostra para outro leucócito, então ele é ativado e procura atacar todos os micróbios iguais ao apresentado. Exemplo de patologiA SIDA é tão perigosa, porque destrói justamente essas células, o virus HIV usa a proteína TCD4 para entrar no Linfócito e se multiplicar, destruindo-o.

Linfócito TCD8:
Também conhecido como Linfócito Citotóxico. A principal função dessa célula, é destruir outras células, através de citotoxidade. Quando uma célula está meio esquisita, seja infectada ou sofreu mutação, este linfócito induz a apoptose, que é a morte celular programada. Ou libera substâncias que rompem a membrana da célula, através do gradiente osmótico.


Reconhecimento do antigeno:


• Reconhecem apenas antígenos peptídeos apresentados por

MHC ( major histocompatibility complex ) classe I e II

• Antígenos:
- intracitosólicos
- intravesiculares
- extracelulares

0 comentários:

Postar um comentário