Pesquisa conduzida por cientistas da empresa de computadores IBM em Zurique, na Suíça, e publicada na edição desta sexta-feira (28) da revista científica "Science".
Pela primeira vez, cientistas conseguiram obter imagens detalhadas das estruturas químicas de uma molécula, em um estudo que pode auxiliar no desenvolvimento de produtos eletrônicos e até mesmo de remédios em escala molecular. Os mesmo pesquisadores utilizaram uma técnica similar para medir a carga de um único átomo.
Nas duas pesquisas foi utilizado um aparelho chamado de microscópio de força atômica, conhecido pela sigla inglesa AFM.Isso permite que eles observem a "anatomia" da molécula, ou seja, as ligações químicas em seu interior.
A amostra usada para ser "fotografada" foi de uma molécula orgânica chamada pentaceno, formada por 22 átomos de carbono, 14 de hidrogênio e que mede 1,4 nanômetros de comprimento.
O líder da pesquisa, Leo Gross, afirmou à BBC que os cientistas pretendem agora combinar o método para mensurar as cargas individuais dos átomos desenvolvido por eles com a nova técnica, o que pode permitir que descrevam moléculas em um grau de detalhamento sem precedentes. Agora pretendem testar a nova técnica, chamada de STM (Scanning Tunneling Microscope) para determinar se a combinação dos dois métodos pode descobrir a natureza de cada átomo nas imagens do ATM.
Fonte: Ciência e Saúde - G1



Biomedicina
Posted in:





0 comentários:
Postar um comentário