Anticorpos
São dos plasmócitos que originam os anticorpos, por meio de processos de ativação e diferenciação. Estes, também chamados de imunoglobulinas, são substâncias de natureza proteica que também se ligam aos antígenos, inativando-os e facilitando sua destruição. Antígeno e anticorpo possuem uma relação de especificidade, ou seja: anticorpos específicos reconhecem as particularidades de determinados corpos estranhos, atuando de forma a neutralizar e combater seus efeitos.
Alguns linfócitos se diferenciarão nas chamadas células de memória, imunizando o organismo em caso de uma nova invasão de determinados antígenos. É baseado neste princípio que as vacinas atuam. Utilizando, geralmente, antígenos isolados de organismos causadores de doenças, ao ser injetada a vacina, esta provoca uma resposta imunitária no organismo, produzindo tais células. Assim, doenças como o sarampo, podem ser prevenidas.
Os anticorpos (também chamados de imunoglobulinas e gamaglobulinas) são produzidos pelas células brancas.Eles são proteínas em forma de Y e cada um responde a um antígeno específico (bactéria, vírus ou toxina). Cada anticorpo tem uma região especial (nas pontas dos dois ramos do Y) que é sensível a um antígeno específico e se liga a ele de alguma maneira. Quando um anticorpo se liga a uma toxina, passa a chamar-se antitoxina. A ligação inibe, normalmente, a ação química da toxina.
Quando um anticorpo se liga ao revestimento externo de uma partícula de vírus ou à parede celular de uma bactéria, interrompe sua ação ou pode se ligar ao invasor e sinalizar para o sistema complemento que tal invasor precisa ser removido.
Tipos de anticorpos:
- imunoglobulina A (IgA)
- imunoglobulina D (IgD)
- imunoglobulina E (IgE)
- imunoglobulina G (IgG)
- imunoglobulina M (IgM)
· IgA - munoglobulinas Cadeia Gama Alfa. É a imunoglobulina predominante nas lágrimas, saliva, leite materno, secreções respiratórias e trato gastrointestinal. Dito assim sua função de imunidade das mucosas, fornece proteção contra organismos que invadem estas áreas.
· IgD - Imunoglobulinas Cadeia Delta, sua função é receptor de antigenos de células B inativas.
· IgG - Imunoglobulinas Cadeia Gama. É a classe em maior concentração no organismo. É também chamada de gama globulina. Fornece imunidade a longo prazo. Possui a função de opsonização, ativação do complemento, imunidade neonatal e inibição por feedback das células B.
· IgM - Imunoglobinas Mu. Segunda mais abundante. É a primeira produzida em resposta a um antígeno, mas não fornece imunidade a longo prazo. É receptor de antigenos de células B inativas, e tem ativação do complemento.
· IgE - Imunoglobulinas Cadeia Epsilon. Função de hipersensibilidade imediata, ou seja, está envolvida nas reações alérgicas e nas infecções parasitárias.
Anticorpos em formato de Y
0 comentários:
Postar um comentário