20 julho, 2011

ASCUS e AGUS



→ Nomenclatura


Células Escamosas Átipicas de Significado Indeterminado (ASC-US)
correspondem às atipias de significado indeterminado em células escamosas
(ASCUS) e em células glandulares (AGUS).
Representam de 4 a 6% do total dos esfregaços (2 a 3 vezes a frequência de SIL).

→ ASCUS

Hoje é expresso como ASC-US, indicando a presença de atipias de células escamosas de significado não determinado, com forte possibilidade de as alterações vistas serem de origem reacional, não neoplásica.

Tem uma definição negativa. Estas alterações citológicas são sugestivas de lesão intra-epitelial escamosa, mas são quantitativamente ou qualitativamente insuficientes para uma interpretação definitiva.

Quando há uma inflamação, específica (como infecção por Trichomonas vaginalis) ou não, que permita explicar a presença de atipia celular, a categoria ASC-US não deverá ser utilizada.

Suas alterações são sugetivas tanto de LSIL (Lesão intra-epitelial Escamosa de Baixo Grau) como de SIL (Lesão intra-epitelial escamosa) de grau indeterminado.
Apesar de a maioria das interpretações de ASC-US serem sugestivas de LSIL, o qualificador ‘significado indeterminado’ é preferível porque aproximadamente 10 a 20% das mulheres portadoras de ASC-US apresenta um NIC2 ou NIC3 subjacente.

→ DIU

A inserção de DIU em nulíparas (Mulheres sem filhos) precipita infertilidade primária facilitando a ascensão de infecções endocervicais não pesquisadas previamente

→ ASCUS

Incidem em mulheres jovens, com queixas clínicas corriqueiras e apresentam correlação colposcópica positiva. Nestes casos o acompanhamento citológico se faz imprescindível para esclarecimento de lesão intra-epitelial escamosa subjacente ou subseqüente.

*Atipias de Células Escamosas de Significado Indeterminado (ASCUS) ¾ Estudo de 208 Casos - Rev. Bras. Ginecol. Obstet. vol.22 no.3 Rio de Janeiro Apr. 2000

→ Estimativa

Espera-se que o ASC-US ocorra em mais de 90% das interpretações ASC (Células escamosas atípicas) na maioria dos laboratórios

→ Morfologia

Os núcleos são aproximadamente 2,5 a 3 vezes o tamanho da área do núcleo de uma célula escamosa normal intermediária. Proporção núcleo e citoplasma ligeiramente aumentada (N/C). Hipercromasia nuclear mínima e irregularidade na distribuição da cromatina ou da forma nuclear. Anormalidades nucleares associadas a citoplasma orangeofílico denso (‘paraceratose atípica’ - O leve aumento nuclear e a leve à moderada irregularidade da membrana nuclear)

*Binucleação e ampliação nuclear leve em algumas células





*Critérios Citomorfológicos: Células com halos perinuclear sugestivos de HPV associados alterações celulares.
*Notas Explicativas: Células com compensação citoplasmática central; achados sugerem LSIL glicogenação (HPV efeito).
*Exame Anterior: Biópsias do colo uterino e curetagem endocervical seis meses atrás, mostrou cervicite crônica e metaplásia escamosa



→ Alterações Celulares Reativas Associadas ao DIU

Pode haver células glandulares isoladamente ou em grupos. A quantidade do citoplasma é variável, e frequentemente o núcleo é deslocado por grandes vacúolos, criando um aspecto em anel de sinete. É com frequência, evidente uma degeneração nuclear. Células epiteliais isoladas ocasionais com aumento do tamanho nuclear e alta proporção N/C pode estar presente. Nucléolos podem ser ostensivos. Calcificações semelhantes a corpos psamomatosos estão variavalmente presentes.


**Actinomyces

→ AGUS x ASC-H

A classificação AGUS foi abandonada, devendo as eventuais alterações em células glandulares serem descritas como observações. Tais observações deverão fazer referência não só a alterações glandulares como a outras, relevantes para um diagnóstico preciso e que responda o que interessa ao profissional que solicitou o exame.

Adicionou-se o ASC-H, que descreve células escamosas com atipias de significado também não determinado, mas não afastando a possibilidade de lesões de alto grau

→ ASC-H

Células escamosas atípicas que não permitem excluir uma lesão de alto grau. Representam menos de 10% das ASC (Células Escamosas Atípicas).
Nova qualificação de ASC, para individualizar as atipias citológicas das células escamosas que são sugestivas de HSIL. Ou seja, faltam critérios necessários para um diagnóstico definitivo. Estes casos estão associados a um maior risco de lesões intra-epiteliais, mais frequentemente a NIC 2 e a NIC 3, do que os esfregaços de ASC-US

→ Morfologia

Os critérios morfológicos para ASC-H são mais variados e compreendem padrões de metaplasia escamosa atípica imatura, nos quais as células são isoladas ou em pequenos fragmentos de menos de dez células e possuem o mesmo tamanho das célula metaplásicas, com núcleo 1,5-2,5 vezes maior que o normal, além de possuírem grande relação núcleo/citoplasma assim como na citologia HSIL.




*Critérios Citomorfologia:
As células imaturas têm alto número de Núcleos por células em relações aos citoplasmas e contornos nucleares irregulares.
*Notas Explicativas:
Essas células podem ser vistos em atrofia, mas o diferencial inclui uma lesão de alto grau. Repita amostragem seguindo um curso de estrogênio podem esclarecer os resultados.





1 comentários:

Unknown disse...

A fonte dessas informações? Referencia? Por favor..

No Aguardo.

Postar um comentário