28 abril, 2011

Hematologia e Banco de Sangue



Especialidade voltada ao estudo do sangue, seus distúrbios e doenças. No Banco de sangue é direcionado a coleta, a análise, e o armazenamento do sangue. O banco de sangue é utilizado para uma transfusão de sangue. O Biomédico tem competência para a realização e execução do processamento do sangue (exceto a transfusão), suas sorologias e exames pré-transfusionais e é capacitado para assumir chefias técnicas, assessorias e direção das atividades.

Faça sua parte, doe sangue !

Esse é a frase de divulgação para esse ato de ajudar ao próximo.
O sangue é um tecido conjuntivo produzido pela médula óssea, tem várias funções no organismo. A doação de sangue é um ato voluntário que beneficia pessoas que necessitam receber sangue por qualquer motivo.

→ Quesitos para ser um doador

Para doar sangue é necessário estar nessas condições: ter acima de 18 anos; pesar mais de 50 kg; Não estar em jejum; Não estar grávida; Não estar doente ou com febre; Não utilizar medicamentos, drogas injetáveis e outros.

Para doar sangue você preenche um cadastro de doador e recebe uma carteira de doador. É submetido a uma avaliação para verificar suas condições físicas. Depois o individuo é encaminhado para a sala de coleta. A bolsa de sangue é encaminhada ao fracionamento, onde será separada em até quatro componentes (hemácias, plasmas, plaquetas e fatores de coagulação) depois são armazenadas ate sua utilização.

Maiores dúvidas sobre a doação, veja as instruções no site do INCA


→ Banco de Sangue

Executar o processamento de sangue e suas sorologia;
Realizar exames pré e pós transfusionais;
Assumir chefias técnicas, assessorias e direção de unidades;
Manusear equipamentos de auto-transfusão;
• O profissional legalmente habilitado nesta área poderá exercer todas as atividades inerentes a este campo, com exceção do ato transfusional. A responsabilidade técnica deve ficar a cargo de um médico especialista em Hemoterapia e / ou Hematologia.



→ Objetivos do Curso

Promover conhecimentos conceituais e técnico-cientifíco em Hematologia e Rotinas de Banco de Sangue. Fornecendo informações e demonstrando as atividades laboratoriais, orientando em seu desempenho profissional nas análises hematológicas.

→ Duração

360 horas/ aulas - de 14 a 18 meses.

→ Grade Curricular (Depende de cada instituição)

• Leucoses e Neoplasias Hematológicas;
• Imunohematologia e Hemoterapia;
• Hematopoiese; Hemostasia e Coagulação;
• Citomorfologia Hematológica;
• Anemias Carenciais e Hereditárias; Controle de Qualidade;
• Biologia Molecular em Hematologia;
• Metodologia da Pesquisa Científica;
• Diagnóstico Clínico e Laboratorial de Hemopatias Malígnas.


→ Público-Alvo

Profissionais graduados nas áreas de Biomedicina, Biologia; Bioquímico; Farmacêutico; Farmácia-Bioquímica; Medicina e tecnólogos.

→ Mercado de Trabalho

O profissional dessa área está capacitado para atuar em hemoterapia, como bancos de sangue, de medula óssea e de cordão umbilical. Esse profissional pode atuar em clínicas especializadas, hospitais e laboratório de análises. Encontrando campo de trabalho em pesquisas, indústria, comércio de produtos biológicos, na produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, reagentes e insumos. Podendo ainda lecionar em faculdades e universidades.

→ Instituições de ensino

• Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde em São Paulo (IPESSP)
• Universidade federal de Santa Catarina (UFSC)
• Instituto Nacional de Cursos (Incursos)
• União Interuniversitária do Brasil (InterUni)
• Academia de Ciência e Tecnologia (AC&T)





0 comentários:

Postar um comentário