22 setembro, 2010

Pipeta

Imaginamos agora, ou relembramos à primeira aula prática de bioquímica. Você olha para a pipeta manual e para a automática, qual pegar? Normalmente começamos a utilizar a pêra. A automática é bem mais prática, tem pessoas que preferem a manual. Se você notar, na automática as vezes cria uma 'bolha de ar', ou coleta mais microlitros que o necessário, resultante da forma inadequada de precionar o botão de operação.

Antes de entendermos como funciona a maneira correta de se pipetar, vamos conhece-la !

A pipeta escolhida foi da Empresa Kacil. Mesmo de outras marcas, apresentam poucas diferenças na estrutura.

→ Estrutura



1. Botão de operação
2. Fenda para chave de calibração
3. Disco de ajuste de volume
4. Visor com 3 dígitos
5. Cabo
6. Parafuso embutido para fixação do dispensador de ponteira
7. Ejetor/Dispensador de ponteira
8. Extremidade inferior do bico para fixação da ponteira
9. Orifício de aspiração

Observação:

• Os componentes (3) e (4) só estão presentes nos pipetadores de volume ajustável
• Os componentes (6) e (7) só estão presentes nos pipetadores equipados com acessório dispensador de ponteira.



→ A pipetagem




1. Coloque uma ponteira adequada na extremidade inferior do bico do pipetador. Em seguida, pressione para baixo o botão de operação do pipetador , que se encontra na posição de repouso, até alcançar a primeira posição de parada (1º toque) e mantenha-o pressionado.

2. Mantendo o pipetador na posição vertical, mergulhe a ponteira no líquido (2 a 4 mm deprofundidade) a ser aspirado. Em seguida, libere lentamente o botão de operação fazendo com que o mesmo suba até a posição de repouso e o líquido seja aspirado para o interior da ponteira. Aguarde 1 segundo. Retire a ponteira lentamente, arrastando levemente sua extremidade na parede do recipiente para remover o excesso de líquido porventura aderido as suas paredes externas.

3. Pressione o botão de operação até a primeira posição (1º toque), eliminando o líquido no recipiente desejado. Aguarde 1 segundo.

4. Pressione agora o botão de operação até a segunda posição (2º toque) para remover algum líquido que porventura tenha ficado aderido no interior da ponteira. Retire a ponteira lentamente, arrastando levemente sua extremidade na parede do recipiente e libere o botão de operação até a posição de repouso original.


→ Tipos de pipetas ou controladores.




→ Calibragem

Após o período de 6 a 12 meses (dependendo do uso), a pipeta necessita ser recalibrada. Normalmente na embalagem da pipeta vem um kit para se calibrar, mas é aconselhavel ser calibrada por um técnico treinado. A Kacil tem serviço de calibração de pipetadores.



Fonte: Manual de Pipetagem Kacil


1 comentários:

Raul Zorzenon disse...

Tambem faço calibração de micropipetas Multicanal e Monocanal.Contatos Raul (19) 88851514

Postar um comentário