22 junho, 2010

Lesões dos Nervos Periféricos

Os nervos são frequentemente traumatizados por esmagamento ou secções, que trazem como consequência, perda ou diminuição de sensibilidade e da motricidade no território inervado.

Degeneração Walleriana: é a degeneração da parte distal do axônio e sua bainha de mielina. Quando a lesão axonal resulta de uma lesão focal, como a transeção traumática de um nervo, a parte distal da fibra sofre degeneração walleriana
- Recuperação: As extremidades próximas crescem e emitem brotamentos que alcançam o nível da lesão.

Neuromas: São formados nos casos em que ocorre o total afastamento dos dois cotos. As fibras nervosas crescem desordenamente, ou seja, Fibras Nervosas + Tecido Conjuntivo + Céluas de Schwan = Neuromas

Nervos Espinhais: fazem conexão com a medula espinhal e são responsáveis pela invervação do tronco, membos e parte da cabeça.

São em número de 31 pares, sendo:
• 8 pares cervicais
12 pares toráxicos
5 pares lombares
1 pare coccígeo
5 pares sacrais


Os 31 pares de nervos raquidianos emergem da medula espinhal passando pelo forame intervertebral da coluna vertebral. Cada nervo espinhal comunica-se com a medula através de duas raízes: anterior (motora) e posterior (sensorial).

Os corpos celulares destas fibras nervosas ficam no chamado gânglio da raiz posterior. Os ramos anteriores podem se entrecruzar formando plexos ou seguirem diretamente para as regiões a que se destinam (metâmeros). Os plexos são: Cervical, Braquial, Lombar e Sacral, alguns autores descrevem os plexos lombar e sacral conjuntamente (plexo lombossacral) No sistema nervoso periférico, cada axônio, esta em contato com as células de Schwann (responsável pelo suporte daquele axônio), em geral, 15 ou mais axônios podem partilhar uma célula de Schwann.

Nos nervos periféricos ainda podemos encontrar os mesaxônios, formado pela membrana da célula de Schwann, deixando o axônio na profundidade da membrana: o axônio fica envolvido por "muitas voltas" de membrana de células de Schwann formando, então, estes mesaxônios. No sistema nervoso periférico são estas células de Schwann que produzem a mielina, enquanto que no sistema nervoso central, a mielina é produzida pelos oligodendrócitos.

Cada nervo espinhal é formado pela união das raizes doresal e ventra, as quais se ligam aos sulcos lateral anterior e lateral posterior da medula.

Raiz Dorsal - Gânglio espinhal (pseudo unipolar)
Raiz Ventral - Multipolar (motora).

Trajeto dos Nervos

O tronco do nervo espinhal sai do canal vertebral pelo forame intervertebral
- ramo drosal
- ramo ventral

*Plexos nervosos periféricos. Nos seus trajetos os nervos periféricos ramificam-se, a estas redes de ramificações denominamos plexo nervoso periférico. Nas raízes dos membros superiores encontramos os plexos cervical e braquial, na raiz dos membros inferiores encontramos os plexos lombar e sacral.



0 comentários:

Postar um comentário