As citocinas são mediadores solúveis das respostas de defesa do hospedeiro, tanto específicas quanto inespecíficas. Como tais, desempenham um papel extremamente importante nos mecanismos efeteres envolvidos na eliminação de antígenos estranhos, como os microrganismos. O quadro abaixo fornece uma lista de um pequeno número de citocinas importantes.
Novas citocinas ainda estão sendo descobertas, e ainda há muito para aprender a respeito da sua estrutura e sua função, bem como sobre o modo de aproveitar terapeuticamente esses modificadores da resposta biológica. Durante as respostas imunológicas, são produzidas numerosas citocinas diferentes.
A mesma citocina pode ser produzida por múltiplos tipos celulares e pode exercer múltiplos efeitos sobre a mesma célula, além de atuar também sobre muitos tipos diferentes de células. Seus efeitos são mediados pela ligação a receptores específicos presentes nas células-alvo. Por conseguinte, as citocinas são semelhantes a outros hormônios, uma vez que seus efeitos são mediados através de receptores que induzem as células-alvo a responder. Como mostra o quadro abaixo as citocinas (como outros hormônios) atuam frequentemente como fatores de crescimento.
Fonte: Microbiologia Médica, Brooks, Butel, Morse.
0 comentários:
Postar um comentário