Trombose é o processo patológico caracterizado pela solidificação do sangue dentro dos vasos ou do coração, no individuo vivo. Trombo é a massa sólida formada pela coagulação do sangue. Coágulo, por outro lao, significa massa não estruturada de sangue fora dos vasos ou do coração (p. ex. sangramento dentro da cavidade peritoneal) ou formada por coágulos após a morte.
O processo desencadeador resultante na trombose é denominado trombo. A trombose resulta da ativação patológica do processo normal da coagulação sanguínea, que pode ocorrer quando existe: lesão endotelial, fator este que sozinho pode iniciar a trombose; alteração do fluxo sanguíneo; hipercoagulabilidade do sangue. A integridade do revestimento vascular pelas células endoteliais é essencial para a manutenção da fluidez do sangue. Diante de uma lesão vascular ocorre a perda do revestimento endotelial, permitindo o contato direto do sangue com o conjuntivo subendotelial (ativação da via intrínseca), adesão e agregação plaquetária e redução dos fatores anticoagulantes.
O aumento na intensidade de ação desse sistema, aliado à diminuição da velocidade sanguínea (estase venosa), induz a formação do trombo que, ao mesmo tempo em que exerce sua função selante, impede também o bom funcionamento dos vasos e da circulação sanguínea, tal a sua grande proporção. Daí o nome trombose, indicativo de uma formação anormal do trombo no vaso.
A formação de trombos pode ocorrer em qualquer local dentro do sistema cardiovascular. Apresentam dimensões e formato variáveis ditados por sua região de origem e pelas circunstancias que conduziram seu desenvolvimento (Robbins, 1996).
Quase sempre, o trombo encontra-se superposto a uma lesão aterosclerótica, embora, mais raramente possam estar envolvidas outras formas de doença vascular, como vasculite aguda e lesão traumática. Quando estes trombos apresentam uma mistura mais rica em hemácias são denominadas de trombos vermelhos, de coagulação ou estase.
No decorrer do processo, o trombo pode se desenvolver e criar estrutura. O caminho que o trombo pode seguir consiste em:
• Propagação: o trombo pode propagar-se e terminar por levar à obstrução de algum vaso fundamental;
• Embolização: os trombos podem deslocar-se até regiões distais da árvore vascular.
• Organização e Recanlização: os trombos podem induzir inflamação e fibrose(organização) e terminar por serem recanalizados.
Veja a imagem por microscopia de Trombose
1 comentários:
Meu neto nasceu com 2 trombos na orta(retirados no dia do nascimento)e um outro trombo que localizou-se na carótida(ainda no local).ELE JÁ ESTÁ com 14meses.Gostaria de saber se há possibilidade dele vir a formar outros trombos.E o que pode ter originado esses trombos...
Postar um comentário