19 outubro, 2009

L.E.R.

Lesões por Esforços Repetitivos, também conhecidas como L. T. C. (Lesões por Traumas Cumulativos) são inflamações dos tendões, músculos, nervos e ligamentos, de origem ocupacional, que acometem principalmente os membros superiores, pescoço e região escapular, geralmente curáveis, que causam dor, fadiga, perda de força muscular, inchaço, queda da performance no trabalho e incapacidade temporária.

Também pode ser conhecida como lesão por trauma cumulativo. Muitos estudiosos e instituições já preferem chamar as LER de DORT (doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho). As LER/DORT podem ser causadas por esforço repetitivo devido a má postura, stress ou trabalho excessivo, e certos esportes praticados intensivamente podem causar LER.

Causa mais frequente


Atividades no trabalho que exijam força excessiva com as mãos, posturas inadequadas e desfavoráveis às articulações, repetição de um mesmo padrão de movimento e compressão mecânica das estruturas dos membros superiores.


Alguns Cuidados Posturais


Sente-se sempre com o quadril no fundo do assento e relaxe o corpo. Tronco apoiado ao encosto e pés apoiados no chão (formando um ângulo de 90 (). Suporte para documento na frente do corpo, facilitando a leitura e evitando trabalhar com o pescoço dobrado. Aproxime a cadeira da mesa de trabalho, observando para que tronco e pescoço não fiquem curvados. Mantenha o material de trabalho disposto a facilitar o manuseio

Principais tipos de lesões por esforços repetitivos são:

• Síndrome do Túnel do Carpo
• Tendinites dos Extensores dos Dedos

• Tenossinovite dos Flexores dos Dedos

• Tenossinovite Estenosante ( Dedo em Gatilho)
• Epicondilite Lateral

• Doença de Quervain

Leia mais sobre as principais L.E.R

Click para Ampliar


Cartilha UFPR de exercícios benéficos a L.E.R.

0 comentários:

Postar um comentário