Definição e História da Farmacologia.
A palavra farmacologia etnologicamente se origina da palavra Pharmakon, do grego que quer dizer droga, fármaco ou medicamento, mais logos que significa estudo.
De uma maneira genérica e bastante simplificada poderíamos conceituar farmacologia de diversas formas, como se segue:
• Estudo da interação dos compostos químicos com os organismos vivos;
• Ciência experimental que lida com as propriedades das drogas e seus efeitos nos sistemas vivos;
• Ciência que estuda as alterações provocadas no organismo pelas drogas ou
medicamentos.
Podemos ainda definir a Farmacologia como o estudo do modo pelo qual a função dos sistemas orgânicos é afetada pelos agentes químicos. A farmacologia foi reconhecida como ciência na segunda metade do século XIX, onde os princípios científicos passaram a serem considerados no estabelecimento das práticas terapêuticas. No entanto, desde as civilizações mais antigas, remédios baseados em ervas ou outros produtos naturais de origem vegetal, animal ou mineral eram amplamente utilizados para combater as diversas enfermidades que acometiam o homem e os animais domésticos, que com ele conviviam. Até o século XIX, a terapêutica era pouco influenciada pela ciência. Alguns cientistas importantes contribuíram para a farmacologia, dentre eles podemos citar o patologista alemão Rudolf Virchow, que comentou o fato da seguinte forma: “A terapêutica é um estágio empírico apreciado por clínicos e médicos práticos, e é através da combinação com a fisiologia que precisa ascender para ser uma ciência, o que ela não é nos dias de hoje”.
A Farmacologia pode ser vista como uma vasta área do conhecimento científico e nas suas diferentes abordagens pode se subdividir em cerca de seis áreas principais.
• As diferentes áreas da farmacologia são as seguintes:
a) Farmacodinâmica: (do grego dýnamis = força) Estuda o mecanismo de ação dos fármacos, as teorias e conceitos relativos ao receptor farmacológico, a interação droga-receptor, bem como os mecanismos moleculares relativos ao acoplamento entre a interação da droga com o tecido alvo e o efeito farmacológico;
b) Farmacocinética: (do grego knetós = móvel) Estuda o caminho percorrido pelomedicamento no organismo. A farmacocinética corresponde às fases de absorção, distribuição e eliminação (biotransformação e excreção) das drogas. Através da farmacocinética se consegue estabelecer relações entre a dose e as mudanças de concentração das drogas nos diversos tecidos em função do tempo;
c) Farmacotécnica: Estuda o preparo, a manipulação e a conservação dos medicamentos, visando conseguir melhor aproveitamento dos seus efeitos benéficos no organismo;
d) Farmacognosia: (do grego gnósis = conhecimento) Cuida da obtenção, identificação e isolamento de princípios ativos a partir de produtos naturais de origem animal, vegetal ou mineral, passiveis de uso terapêutico;
e) Farmacoterapêutica: Refere-se ao uso de medicamentos para o tratamento das enfermidades, enquanto o termo terapêutico é mais abrangente, envolvendo não só o uso de medicamentos, como também outros meios para a prevenção, diagnóstico e tratamento das enfermidades. Esses meios envolvem cirurgia, radiação e outros;
f) Imunofarmacologia: Área relativamente nova que tem se desenvolvido muito nos anos graças à possibilidade de se interferir, através do uso de drogas, na realização dos transplantes e de se utilizar com fins terapêuticos substâncias normalmente participantes da resposta imunológica. Além disso, se verifica uma grande inter-relação entre farmacologia e imunologia quando se considera o desenvolvimento cada vez maior de drogas capazes de interferir com as diversas fases do processo inflamatório.
• A Toxicologia é uma ciência muito próxima da farmacologia e alguns autores a considerarem como parte desta última pelo fato de haver sobreposição de interesses e técnicas entre elas. A Toxicologia estuda os agentes tóxicos, sendo que estes podem ser quaisquer substâncias químicas ou agentes físicos capazes de produzir efeitos nocivos a organismo vivo. Vale ressaltar que o interesse da toxicologia esta voltada para os efeitos nocivos dos diversos agentes.
Alguns Conceitos e Termos Mais Usados em Farmacologia:
• Droga: Qualquer substância química, exceto aquelas que servem como alimento, capaz de produzir efeito farmacológico em um organismo ou tecido vivo. Vale ressaltar que as drogas não criam funções no organismo, mas simplesmente as alteram. Os efeitos provocados pelas drogas podem ser tanto benéficos quanto maléficos.
• Remédio: (re = inteiramente mais mederi = curar). Remédio é uma palavra normalmente usada pelo leigo como sinônimo de medicamento ou especialidade farmacêutica. Portanto, remédio pode ser tudo aquilo que cura ou evita as enfermidades.
• Tóxico ou veneno: Por tóxico ou veneno compreende-se uma droga ou uma
preparação com drogas que produz efeito farmacológico maléfico.
• Iatrogenia ou Iatrogênese: Quando um medicamento é administrado a um indivíduo provoca uma lesão ou uma doença de forma não intencional.
Exemplo:
- Por administração excessiva do medicamento;
- Por hipersensibilidade do indivíduo que recebe o medicamento.
• Terapêutica: Pode ser definida como a aplicação clínica da farmacologia, ou seja,como administrar determinado medicamento para tratamento e/ou prevenção de doenças.
Dica de Download: Farmacologia Geral
8 comentários:
muito interessante seu blog, já virei freguês!!!
eu faço farmácia e seus posts me ajudaram bastante no começo, me deram uma boa base
Obrigado, muito bom saber disso, estimula bastante a se dedicar mais nas postagens :i
Gostei muito do seu blog meu caro, sou biomedico formado e atuante de Ipatinga-MG, qualquer duvida ou ajuda estamos ai!!!!
Gostei muito da iniciativa....muito legal
também faço biomedicina, no 6° período.....
Aqui em Manaus o curso é novo, muita gente não conhece......divulgamos o máximo possível
:s
adorei!! aprendi muito!
muito interesante a sua iniciativa, como acadêmica de biomedicina fiquei muito contente em saber que posso ter este espaço para interagir com outros acadêmicos e profissionais do curso de bio e farmaco de todo o país.
parabéns!
Adorei seu blog,sou estudante do curso Bacharelado em Enfermage e estou pagando Farmacologia.Estava pesquisando alguns sites referente a farmacologia,pois estava com duvidas.E seu blog me ajudou bastante,vou divulgar para meus amigos.Parabén e que Deus te abençoe!!!
Em que ano a farmacologia tornou-se um ramo de estudo apurado (científico)?
Postar um comentário