07 agosto, 2009

Imunologia?

A imunologia é o estudo das respostas do organismo que fornecem imunidade, ou seja, proteção às doenças. Ainda que o sistema imune seja muito complexo, certos componentes do sistema imune são facilmente detectados, como por exemplo os anticorpos.O sistema imunológico baseia-se nas relações Antígeno-Anticorpo.


· Antígenos ( Ag ) -Substância estranha que induz uma resposta imune por causar uma produção de anticorpos e ou linfócitos sensibilizados que reagem especificamente com a substância; imunógeno.


· Anticorpo (Ac) - Proteína do soro que foi induzida por e reage específicamente a uma substância estranha (antígeno); imunoglobulina.


O sistema imune fornece mecanismos de defesas específicas contra uma variedade de substâncias estranhas ao nosso corpo chamadas de antígenos. Estes antígenos podem ser vírus, células (como células sangüíneas, células de bactérias e células de fungos) ou moléculas de proteínas. O sistema imune é uma organização complexa de tecidos, células, produtos de células e mediadores químicos bológicamente ativos e todos interagem para produzir a resposta imune.


A resposta imune reconhece e relembra diferentes antígenos. A imunidade específica é caracterizada por três propriedades:
1. Reconhecimento
2. Especificidade
3. Memória

O reconhecimento

• refere-se à habilidade do sistema imune de reconhecer diferenças em um número muito grande de antígenos e distingui-los.

A especificidade

• refere-se à habilidade de dirigir uma resposta a um antígeno específico.

Memória

• é a referência à habilidade do sistema imune de lembrar de um antígeno muito tempo depois de um contato inicial.

Os principais tecidos e órgãos do sistema imune são:

· Linfócitos - são as principais células responsáveis pela resposta imune: linfócitos T (vírus, fungos e tumores) e linfócitos B (bactérias e toxinas).
· Órgãos linfóides primários - Timo e Medula óssea.
· Órgãos e tecidos linfóides secundários - Nódulos linfáticos, Baço, tecidos linfóides associados ao intestino, Apêndice, Amígdalas, Placas de Peyer e tecidos linfóides associados aos brônquios.

As imunoglobulinas (Ig) são proteínas produzidas por células plasmáticas e secretadas no organismo em resposta à exposição ao antígeno. Onde a cadeia pesada do anticorpo determina sua classificação:

· IgA - munoglobulinas Cadeia Gama Alfa. É a imunoglobulina predominante nas lágrimas, saliva, leite materno, secreções respiratórias e trato gastrointestinal. Dito assim sua função de imunidade das mucosas, fornece proteção contra organismos que invadem estas áreas.

· IgD - Imunoglobulinas Cadeia Delta, sua função é receptor de antigenos de células B inativas.

· IgG - Imunoglobulinas Cadeia Gama. É a classe em maior concentração no organismo. É também chamada de gama globulina. Fornece imunidade a longo prazo. Possui a função de opsonização, ativação do complemento, imunidade neonatal e inibição por feedback das células B.

· IgM - Imunoglobinas Mu. Segunda mais abundante. É a primeira produzida em resposta a um antígeno, mas não fornece imunidade a longo prazo. É receptor de antigenos de células B inativas, e tem ativação do complemento.

· IgE - Imunoglobulinas Cadeia Epsilon. Função de hipersensibilidade imediata, ou seja, está envolvida nas reações alérgicas e nas infecções parasitárias.


Fragmentos Fc das Imunoglobulinas - Fragmentos cristalizáveis compostos de metade de terminal carboxila de ambas as cadeias pesadas da imunoglobulina, ligadas entre si através de pontes dissulfeto. Os fragmentos Fc contêm as extremidades carboxila das regiões constantes da cadeia pesada, que são responsáveis pelas funções efetoras de uma imunoglobulina.

Cadeias J de Imunoglobulina - Peptídeo de "junção" de 15 kD que forma um dos elos entre monômeros de imunoglbubulina A (IgA) ou imunoglobulina M (IgM)na formação de imunoglobulinas poliméricas.


0 comentários:

Postar um comentário