É o cultivo de agentes infecciosos em meio próprio (substância líquida ou sólida) que permite a nutrição, o crescimento e a multiplicação de microorganismos.
Não. Existem diferentes motivos para uma cultura apresentar resultado negativo. Os principais motivos são: uso de antibióticos e dificuldades com a coleta do material.
Não. Sabemos que, existem bactérias que pertencem a flora normal da pele e dependendo da coleta, muitas bactérias poderão ser isoladas e nem por isso a pessoa necessita de tratamento. A este fato damos o nome de colonização, ou seja, a bactéria está habitando aquele local, mas sem fazer mal ao ser humano. O diagnóstico de infecção deve ser feito pelo seu médico baseado no dados clínicos do paciente.
As bactérias precisam de um tempo para crescer o suficiente para que seja possível identificá-las. Por isso aplica-se o termo “cultura”, pois precisamos fazer o cultivo do material coletado e aguardar o crescimento de alguma bactéria. Este período é muito variado, dependendo do tipo de bactéria pesquisada e do local da coleta.
O que é um Antibiograma?
O antibiograma só pode ser realizado quando a cultura tiver resultado positivo. Antibiograma é um exame cuja a finalidade é pesquisar os antibióticos mais indicados para o tratamento da infecção causada pela bactéria isolada no material clínico analisado. Através deste prodecedimento ficamos sabendo a quais antibióticos a bactéria é sensível e a quais é resistente. Isto propicia ao seu médico assistente instituir o tratamento mais eficaz para o processo infeccioso. O exame pode ser feito em qualquer material biológico (urina, fezes, liquor, liquido pleural, liquido sinovial, liquido pericardico, liquido peritoneal, sangue e secreções em geral).
Qual Antibiótico ideal?
Só quem sabe responder a essa pergunta é o médico, com base na análise dos seus sintomas ou em resultados de testes complementares. Caso o paciente esteja tomando algum tipo de antibiótico deve-se avisar antes da coleta pois altera o resultado. A dose do remédio é definida de acordo com a gravidade da infecção, o órgão acometido, as condições de saúde do paciente e o tipo de micróbio. Existem bactérias gram-positivas e gram-negativas. As que se enquadram no segundo grupo possuem uma membrana a mais e, portanto, são mais resistentes.
Não se automedique !
1 comentários:
biologo pode tá realisando essa analise de cultura e antibiograma e assinar o laudo?
Postar um comentário