Células da Glia dão suporte ao sistema nervoso. Elas digerem em forma e função, cada uma desempenha um papel diferente na estrutura e no funcionamento do tecido nervoso. Em resumo temos os astrócitos dão suporte mecânico e fornecem alimento à complexa e delicada rede de circuitos nervosos.Os oligodendrócitos desempenham função equivalente à das células de Schwann, formando bainhas protetoras sobre os neurônios que ficam no encéfalo e na medula espinhal. As micróglias são um tipo especializado de macrófago cuja função é fagocitar detritos e restos celulares presentes no tecido nervoso.
Astrócitos (astro= estrela, cito= célula)

Outras funções:
• Preenchimento dos espaços entre os neurônios.
• Regulagem da concentração de diversas substâncias com potencial para interferir nas funções neuronais normais (ex.: concentrações extracelulares de potássio).
• Regulagem dos neurotransmissores (restringem a difusão de neurotransmissores liberados e possuem proteínas especiais em suas membranas que removem os neurotransmissores da fenda sináptica).
Oligodendróglia(óligo - pouco; dendro - ramificação)
São as células da neuróglia, responsáveis pela formação, e manutenção das bainhas de mielina dos axônios, no SNC (sistema nervoso central), função em que no sistema nervoso periférico é executada pelas células de schwann (só que apenas um oligodendrócito contribui para formação de mielina em varios neurônios ao contrario da célula de schwann que mieliniza apenas um axônio).
Cada prolongamento de um oligodendrócito forma um internodo de mielina: expande-se à maneira de uma pá e enrola-se em volta do axônio sucessivas vezes, lembrando um rolo de papel. O espaço entre dois internodos é o nodo de Ranvier, onde se dão as trocas iônicas da condução saltatória. Cada oligodendrócito pode formar até 50 internodos de mielina em axônios próximos.
Micróglia

O corpo das células da micróglia é alongado e pequeno, com núcleo denso e também alongado. A forma do núcleo destas células facilita sua identificação nos preparados corados com HE (Hematoxilina-Eosina).
As células da micróglia são pouco numerosas e apresentam prolongamentos curtos , cobertos por saliências finas, o que lhes confere um aspecto espinhoso. A micróglia é encontrada tanto na substância branca como na cinzenta.
Ao contrário das outras células na neuróglia, que derivam do ectoderma do tubo neural, acredita-se que a micróglia se origina do mesênquima que vai formar a pia-máter. Suas células são macrofágicas, e funcionalmente semelhantes aos hisiócitos do tecido conjuntivo. A micróglia faz parta do sistema histiocitário, representando-o no tecido nervoso.
0 comentários:
Postar um comentário