21 maio, 2009

Hemograma


O que é hemograma?

Hemograma é um exame laboratorial que avalia os elementos celulares do sangue, isto é, as células do sangue tanto em número quanto os seus diversos tipos. É o exame mais solicitado aos pacientes nas consultas médicas.

Para que serve?

É coadjuvante indispensável no diagnóstico e no controle evolutivo das emergências médicas, clínicas, cirúrgicas e traumatológicas, nas doenças infecciosas, nas doenças crônicas em geral, no acompanhamento de quimioterapia e radioterapia, e obviamente em todas as doenças hematológicas. Enfim, é de extrema utilidade nas mais diversas doenças.

Como é o procedimento?
Para o hemograma, usa-se sangue coletado de veia periférica com agulha ou escalpe de calibres compatíveis com o tamanho da veia. É minimamente invasivo. A quantidade a ser coletada é pequena: 0,5 a 1 ml de sangue para crianças e de 2-3 ml para adultos.

Quais doenças o hemograma pode detectar?

São inúmeras as doenças que podem ser detectadas pelo hemograma. Apenas para mencionar uma das mais comuns no mundo todo, temos a anemia. Aproximadamente 1 bilhão de indivíduos tem ou teve anemia em algum período de sua vida.

Quais são os tipos de hemograma?

O hemograma pode ser analisado manualmente ou com equipamentos. Os avanços tecnológicos nessa área têm sido muito expressivos e cada vez mais laboratórios utilizam-se de equipamentos para análise do hemograma. Importante lembrar que o uso de equipamentos não dispensa a análise microscópica por hematologista (médico especializado nas doenças do sangue) quando detectadas alterações significativas nesse exame.

Para quem é indicado?

São tantas as indicações desse exame (quase 50% dos pedidos de exames laboratoriais incluem o hemograma) que é difícil precisar todas as suas indicações. Podemos afirmar que os valores desse exame variam conforme idade e sexo, devendo-se ter o cuidado na interpretação dos resultados encontrados.

Qual a idade mínima para fazer o hemograma?

Não há idade mínima para a coleta de hemograma, podendo ser feito até mesmo durante a vida intra-uterina (durante a gestação).


Fonte: http://www.idmed.com.br/

2 comentários:

thais lando disse...

parabens pelo seu blog , esta mtooo interessante , tbem sou estudante de biomedicina e esta profissao me encanta cada dia mais. e te desejo mtaaaaa sorte.

thaislando2010.blogspot.com

abracos thais lando

Biomedicina disse...

obrigado, volte sempre *-*
biomedicina é top XD

Postar um comentário